Corrupção: Propaganda para o crime

Articulista Dr. Boris Castro

 

Corrupção: Propaganda para o crime

Dr. Boris Castro é Advogado, Jornalista e Consultor do Tesouro.

 

Certa vez, levava o meu neto de pouco mais de 6 anos de idade para o colégio, quando bateu no meu ombro, ele estava no banco de trás do carro, perguntando: vovô o que é corrupto?

Com calma, procurando esclarecer com um linguajar bem simples e à altura de sua inocência, expliquei: a gente estuda para vencer na vida, dar bons exemplos, dignificar a família e trabalha para se manter com o que ganha. Se você pega algo que não é seu, através de falcatruas, pratica ato ilícito e o responsável responde por seus crimes na cadeia, isso é, isolado da família, amigos e sociedade.

Você lembra das caminhadas nas ruas pelo povo cobrando honestidade e transparência dos políticos corruptos? É por aí.

Vovô, o que é falcatrua e ilícito ?

É tudo aquilo que é proibido pela lei, que não é honesto e contrário a moral.

E o que é honesto?

Me enrolei outra vez no mais fácil, porém não perdi a pose, afinal não podia decepcioná-lo porque me considera seu ícone. Meu amor, respondendo a sua pergunta, é a mais nobre, honrada e responsável conduta de um homem.

Vovô se eu tivesse a profissão de corrupto, ganharia muito dinheiro? Eu vejo na TV, ele estuda muito?

Meu querido, corrupção não é profissão e os corruptos, com ou sem instrução são fora da Lei, isto é, são ladrões, bandidos que enriquecem ilegalmente prejudicando alguém. Nunca queira ser um deles.

Ficou me olhando meio confuso, quando cheguei no colégio.

Peguei sua mochila, beijei seu rostinho e, como sempre que tenho a feliz oportunidade de levá-lo, ouvir a deliciosa frase : vovô te amo.

No retorno, mil coisas passaram pela minha cabeça e, entre elas, a que mais me martirizava: os neurônios dessa juventude estão ávidos de novos conhecimentos, cujos impulsos nervosos são estradas que levam a publicidade excessiva da corrupção, inversão da verdade, fazendo de seus malfeitores personagens, cobiçados “astros”.

Graças a Imprensa que os denuncia, os políticos inimigos dos leitores e da Pátria corroem a verdade, a dignidade e a honra, trazendo à tona os atos de vandalismo e corrupção nem sempre punidos.

No reinar da lama da IMPUNIDADE, brotando do passado nos chega a mensagem suprema do notável jurídico e imortal Rui Barbosa :

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se
da honra e a ter vergonha de ser honesto”.