Jornalista Glecy Coutinho homenageada na 21ª Edição do Vitória Cine Vídeo

Glecy Coutinho

Glecy Coutinho

 

 

 

 

 

 

 

Com 80 anos completos em 2014, Glecy Coutinho é dona de uma trajetória que se confunde com a história recente da cultura do Estado do Espírito Santo. Sempre esbanjando lucidez, boa memória e simpatia, ela será a homenageada capixaba do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre os dias 12 e 17 de setembro, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória.

Filha mais velha de uma família de seis irmãos, Glecy passou a maior parte de sua infância e adolescência em João Neiva. Foi nessa época que conheceu o cinema e se percebeu atraída pelo jornalismo. Ainda em João Neiva foi professora e experimentou o teatro amador. De lá, saiu em 1959 quando se casou e foi morar em Vitória.

Em 1978, Glecy Coutinho se formou na primeira turma de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, mas, desde 1964, já atuava no jornal A Gazeta sendo a primeira mulher a ser contratada pelo veículo e onde trabalhou por cerca de 20 anos.

No início dos anos de 1980, ela apurou uma matéria sobre as gravações do filme “Corpo a Corpo”, de Iberê Cavalcanti, que aconteciam em Guarapari. A reportagem lhe rendeu um trabalho como atriz e de continuista do longa-metragem, lançado em 1984.

Desde então, passou a fazer trabalhos como continuista, produtora e atriz de filmes capixabas. Em 1997, Glecy lançou a ficção “Eu sou Buck Jones”, produção que conta com sua direção e roteiro. De 1965 a 1970, ela fez parte do grupo de teatro Praça Oito e, entre 1979 e 1995, foi professora do Curso de Comunicação Social da Ufes. Com três filhos e cinco netos, Glecy ainda possui duas peças de teatro e um roteiro de filme escritos.

Na gestão pública, foi diretora do Departamento Estadual de Cultura de 1983 até 1987, é obra desse período a criação do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Em seguida, foi diretora do Diário Oficial por cerca de dois anos. Glecy também atuou na Escola de Serviço Público do Espírito Santo, foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, de 2007 a 2012, foi a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de João Neiva.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vitória.

Serviço:

Site do Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo