Jornalista e Escritora Ana Laura Nahas é a nova Secretária de Cultura de Vitória

ana-laura-nahas-secretaria-de-cultura-vitoria-09052014

 

 

 

 

 

 

A nova Secretária de Cultura de Vitória, Ana Laura Nahas, participou da solenidade de reabertura da Casa Porto e anunciou revitalização de espaços culturais

A jornalista e escritora Ana Laura Nahas assumiu na noite desta quinta-feira (9) a Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A solenidade de posse aconteceu na reinauguração da Casa Porto das Artes Plásticas e contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, da secretária de Cultura em exercício, Andreia Carvalho, além de autoridades e artistas locais.

Uma das prioridades da nova secretária é usar os espaços culturais para aproximar os moradores. “Um dos compromissos desta gestão é devolver os espaços públicos para os cidadãos, e acredito que a cultura tem papel fundamental neste cenário. Queremos ocupar Vitória com cultura, espalhar a produção por diferentes regiões”, disse a nova secretária.

Para isso, espaços tradicionais serão reformados, além da criação de novos lugares para divulgação e criação cultural. “A meta é recuperar espaços importantes, como a Casa Porto das Artes Plásticas agora entregue, e investir em novos endereços, como a Fábrica de Ideias, que pretendemos que seja um grande lugar de fomento à arte, à produção coletiva e à economia criativa. A nova Biblioteca Municipal e a Casa do Ler e do Saber também fazem parte dessa política de ocupação, bem como realizar melhorias para levar o público de volta a endereços tradicionais como a Fafi, o Museu do Negro, o Mercado São Sebastião e o Centro Cultural Carmélia”, afirmou Ana Laura.

Os editais e os projetos de ocupação da cidade também fazem parte das prioridades da nova gestão. “Vamos intensificar as atividades de projetos como o ‘Arte é Nossa’ e o ‘Sou do Centro’, que têm a ocupação artística como foco principal, aperfeiçoar os editais de fomento à cultura, de modo a democratizar o acesso ao financiamento da produção, aproximar atividades culturais de alunos da rede pública, para formar plateias e explorar a imensa proximidade entre a cultura e a educação”.

Perfil mostra atuação cultural

Com 15 anos de jornalismo, Ana Laura Nahas atuou como jornalista cultural dentro e fora do Espírito Santo. Foi editora do Caderno Dois, do jornal A Gazeta, além de repórter, redatora e cronista durante 10 anos, trabalhou como redatora do caderno Ilustrada da Folha de São Paulo e colaboradora das revistas Bravo! e Bizz.

Foi comentarista da Rádio CBN Vitória durante três anos e, por quatro edições, coordenou o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, programa destinado a jovens profissionais de Comunicação.

Tem dois livros publicados: Todo Sentimento (2009) e Quase um Segundo (2013) e participou de duas edições da série Escritos de Vitória. Trabalhou na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória entre abril de 2013 e maio de 2014.