AEI, 80 Anos de História

Os Fundadores da AEI Associação Espírito-Santense de Imprensa em 1933

 

Aldo José Barroca [*]

Toda entidade cultural é idealizada por intelectuais idealistas, criativos, abnegados e que têm iniciativa. Assim aconteceu com a AEI – Associação Espírito-Santense de Imprensa, fundada no dia 1º de Dezembro de 1933, dando início a um novo tempo na imprensa capixaba. Tanto que entre seus fundadores estão Adelpho Polli Monjardim, Augusto Emílio Estelita Lins, Carlos Nicoletti Madeira, Ciro Vieira da Cunha, Cristiano Ferreira Fraga, Daniel Michael Tickomiroff, Danton Bastos, Elpídio Pimentel, João Bastos Bernardo Vieira, Manoel Lopes Pimenta, Manoel Teixeira Leite e Nelson Abel de Almeida.

Sem fins lucrativos, sem sede e sem patrimônio, a não ser o saber dos seus integrantes, a assembléia de fundação foi feita na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Mas na semana seguinte já estava instalada em sede própria em um casarão na Rua General Osório, doado pelo jornalista Helionor Carneiro da Cunha, genro de Thiers Vellozo que, junto com ele, em 1928, fundou o jornal A Gazeta.  Posteriormente funcionou por um período de cinco anos dentro do Teatro Carlos Gomes

A AEI desde o início conseguiu congregar em seu quadro social os mais atuantes e renomados jornalistas e radialistas da Imprensa Capixaba, tornando-se a mais atuante e representativa entidade de classe dos comunicadores do Estado do Espírito Santo.

Pioneira, foi responsável em divulgar diariamente o Estado do ES, através de boletins noticiosos, enviados para a Imprensa da então capital federal, o Rio de Janeiro. Essas emissões começaram já na década de 30 e perdurando pelas décadas de 40, 50 e 60, conformes registros nos Anais da entidade. Inclusive, publicou seu jornal por vários anos, de forma ininterrupta.

Em 1962 conseguiu do Estado a doação de um terreno na Esplanada Capixaba, para construir uma sede maior. Já no ano seguinte foi iniciada a obra. A AEI ficou com o segundo e o terceiro andares, apartamentos e lojas no térreo. Os demais apartamentos ficaram com a construtora, surgindo o Edifício Aldebaran, o Palácio da Imprensa, ou dos Jornalistas. Época de atividades diversificadas e centenas de filiados, a Associação orgulhava-se por possuir ótimo patrimônio, sem igual no Brasil, com as finanças equilibradas.

Seus presidentes foram pessoas influentes no Estado, em várias áreas de atuação, como Abner Mourão, Adelpho Polli Monjardim, Augusto Emílio Estelita Lins, Ciro Vieira da Cunha, Eurípedes Queiroz do Vale, José Carlos Sfalcin, José Hygino de Oliveira, Mário Aristides Freire, Nahum Prado, Nelson Abel de Almeida, Oswaldo Zanello, Ubaldo Ramalhete Maia (que foi governador do Estado) e o atual, Stelio Dias.

Contando também, no seu quadro social, com renomados e expressivos escritores cronistas, colaboradores da Imprensa, sempre prestigiando e apoiando a Cultura, a Educação e a Benemerência Social, assim fazendo jus aos três Títulos de Utilidade Pública: Federal, Estadual e Municipal. Lançou a revista cultural A´angaba, e colocou na internet o Jornal da AEI, com noticiário cultural.

Entidade representativa que congrega a Imprensa do Estado do Espírito Santo, nas categorias de Jornalistas, Radialistas, Empresas e Veículos de Comunicação (Jornais, Revistas, Web Site Noticiosos, Agências de Notícias e Emissoras de Rádio e TV), alinhando-se à defesa da liberdade de imprensa e de expressão e sendo a casa dos jornalistas e abrigando movimentos intelectuais e culturais do Espírito Santo, é uma das principais entidades culturais do estado.

Sua sede no terceiro andar é constituída de Centro de Convenções, biblioteca com acervo de livros que é uma raridade, auditório, sala de reuniões, centro cultural, galeria de artes, sala da presidência, secretaria e quadro de ex-presidentes.

Com o falecimento do então Presidente, em 16 de janeiro de 2013, foi eleita uma Diretoria provisória, tendo na presidência José Carlos Sfalcin, que idealizou diversos projetos para apresentar à próxima Diretoria, apoiado pelos diretores com ele eleitos e pelos associados, confiando na dedicação e no trabalho do presidente Sfalcin, que inclusive lançou na internet a AEI NEW.

A AEI sempre teve o reconhecimento das autoridades governamentais e das entidades civis ao longo de seus 80 anos de existência. Por ser uma entidade não sindical, conseguiu reunir tantos os proprietários de veículos de comunicação, como os profissionais colaboradores da área, em torno de uma Ideal concretizado que contribuiu para reconhecê-la como Representação Maior da Imprensa Capixaba.

Conduzida pelo atual presidente Stelio Dias, ao lado do Vice Jose Carlos Sfalcin, hoje a AEI fortalecida por suas ações somadas ao longo de 80 Anos de profícua existência, parte para uma nova fase, projetando a reforma e ampliação de sua sede própria e sempre atenta e vigilante na Defesa da Liberdade de Imprensa e de Expressão, tão ameaçada nos dias atuais.

AEI – Associação Espirito-Santense de Imprensa é afiliada à FENAI/FAIBRA – Federação Nacional de Imprensa.

[*] Aldo Barroca é escritor, editor, revisor e pesquisador, associado à Associação Espirito-santense de Imprensa, ao Instituto Histórico e Geográfico do ES e ao Clube dos Trovadores Capixabas.