Torneio de Hipismo em Vitória terá equinos atletas do Regimento de Polícia Montada

es-hipismo-04042013-pmes

 

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — O Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar tem uma função importante nas ações de policiamento ostensivo, e além disso, os equinos usados para esta finalidade também apresentam características de verdadeiros atletas. Uma prova disso é que oito cavalos do Regimento serão competidores no Torneio Hípico que tem início nesta sexta-feira (05), na arena montada na Praia de Camburi, em Vitória. O evento é realizado em comemoração aos 178 anos da PM Capixaba.

O comandante do RPMont, tenente-coronel Márcio Sartório, explica que o treinamento desses equinos é feito na própria Cavalaria com a utilização de obstáculos semelhantes aos utilizados em competições de hipismo no mundo inteiro. Segundo ele, participar de competições nada mais é que treinar o cavalo para as práticas de policiamento ostensivo.

“As técnicas aplicadas para o policiamento ostensivo são basicamente as mesmas usadas para uma competição de hipismo. A participação dos nossos conjuntos no torneio significa treinamento para os nossos militares que estarão conduzindo os equinos em cada categoria da competição”, disse o comandante.

O oficial acrescenta que a equitação é a base do policiamento montado. “Somente por meio dela é que os militares desenvolvem equilíbrio e fixidez necessários às atividades diárias. O conjunto formado por militares e equinos que conseguem transpor obstáculos semelhantes aos das provas de salto também conseguem realizar as atividades diárias nas operações desenvolvidas pela Cavalaria nas áreas comerciais da Grande Vitória, nos eventos esportivos e culturais em todo o Estado e até em situações mais extremas de utilização da força policial para restabelecer a ordem pública”, diz.

Os competidores disputarão provas que serão divididas de acordo com a altura dos obstáculos que são divididos em alturas de 1,10 m, 1m, 0,90 m e 0,80 m. Estarão presentes na arena os cavalos Imperador, Noturno, Neon, Nobre, Franjudo, Habilidoso, Irlanda, Hércules e Negro, todos conduzidos por policiais militares.

O Torneio é fruto da parceria entre o RPMont e a Federação Hípica do Espírito Santo e vale como uma das etapas do Campeonato Capixaba de Hipismo que teve início no começo do mês de março. O Torneio Hípico começa na sexta-feira (05) e segue até o domingo (07).

É a primeira vez que o aspirante a oficial Bonifácio Rangel Vilela Filho, que está no Regimento há cinco anos, participa do Torneio Hípico. Ele representará a Polícia Militar em duas categorias, conduzindo os cavalos Franjudo, que compete na categoria 0,90 m e Irlanda, na categoria, 0,80 m, na sexta-feira (05) e sábado (06).

“É com muito orgulho que vamos representar a PM Capixaba. Esperamos conseguir uma boa colocação, já que a dedicação com os treinamentos tem sido intensa. Quanto mais aprimoramos a equitação, mais produzimos um policiamento eficiente para a população e, por isso, participar de uma competição como essa é importante”, diz o militar.

Títulos

O cavalo do Regimento que mais teve conquistas esportivas foi o Comanche. Conduzido pelo tenente-coronel Márcio Sartório, Comanche sagrou-se bicampeão brasileiro militar nos anos de 2009 e 2010. Foi sete vezes campeão estadual de hipismo em sua categoria.

Comanche possui todas as características necessárias para as práticas de policiamento montado e também para competições. Além de coragem e força, porte avantajado, docilidade, retidão para permanecer nas andaduras, com o chamado passo, trote e galope, e rusticidade.

Atualmente, devido a idade avançada, Comanche, está aposentado e descansa em uma fazenda no município de Cariacica.

Sobre o Regimento

Atualmente o RPMont possui 120 equinos. Grande parte desses animais é utilizada nas atividades diárias de policiamento ostensivo, mas alguns deles são empregados no Programa de Equoterapia da unidade. A equoterapia é indicada para pessoas com algum tipo de deficiência, sequelas de acidentes, síndromes de nascença ou adquiridas no decorrer da vida e funciona como um complemento de atividades clínicas. O praticante tem contato direto com o cavalo, por meio de toques e carícias, o que também estimula sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato.

Todos os equinos da Polícia Militar passam por um rigoroso controle alimentar rico em carboidratos, proteínas e sais minerais necessários ao desenvolvimento dos animais, além de serem acompanhados diretamente pelos veterinários do Regimento que fazem o controle periódico de combate de parasitas e doenças variadas.

Serviço:

Torneio Hípico

Data: Sexta-feira (05) a domingo (07)
05/04 – 15 horas
06 e 07/04 – 09 horas
Local: arena da Praia de Camburi, em Vitória