Governador Renato Casagrande encerra VI Fórum Capixaba de Energia

renato-casagrande-forum-0304042013-es

 

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — O governador Renato Casagrande encerrou, nesta quarta-feira (03), a VI edição do Fórum Capixaba de Energia. O evento, considerado um dos mais qualificados ambientes de discussão do segmento no País, apresentou o tema “Passado, Presente e Futuro da Energia no Brasil“ e foi realizado no Centro de Convenções de Vitória, durante a I Semana Estadual de Energia, das 9 às 18 horas.

“Inovamos, mais uma vez com a criação da Semana Estadual de Energia. Trouxemos diversas instituições para expor as pesquisas que desenvolvem sobre o setor. É importante que o país invista em pesquisa sobre energia. Reafirmo aqui o que disse na abertura da Semana: trabalhamos sempre na busca da eficiência energética, na direção de uma balança mais favorável à preservação dos recursos naturais, de energia limpa. E essa Semana de debates e troca de experiências é uma grande oportunidade para avançarmos nesse caminho”, pontuou Renato Casagrande.

Entre os palestrantes do Fórum, estiveram o gerente geral de E&P da Petrobras no Espírito Santo, José Luiz Marcusso; a coordenadora do programa Rio Capital da Energia, Maria Paula Martins; e a superintendente de Definição de Blocos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natual e Bicombustível (ANP), Eliane Petersohn.

O objetivo do Fórum é incentivar a avaliação de opções para fortalecimento da matriz energética brasileira, de forma mais eficiente e sustentável. Foram debatidas as expectativas, experiências e oportunidades proporcionadas pelo uso consciente de energia e sua contribuição para um modelo de desenvolvimento econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Nery De Rossi, que abriu o VI Fórum Capixaba de Energia, o evento tem o papel de debater as políticas nacionais de energia e seus impactos para o desenvolvimento do Espírito Santo. “O fato de trazermos personagens importantes do segmento colabora para aumentarmos a visibilidade do Estado junto aos investidores e especialistas e nos permite mostrar os potenciais do Espírito Santo nesta área e em diversos outros aspectos”.

I Semana Estadual de Energia

Com o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade”, a Aspe realiza a I Semana Estadual de Energia, no Centro de Convenções de Vitória, entre os dias 02 e 04 de abril. A ação, inédita no País, se dá por conta das atribuições da Agência em estudar e planejar o segmento energético estadual, auxiliando políticas que motivem a utilização de fontes de energia sustentável.

Para o diretor geral da Aspe, Luiz Fernando Schettino, o estabelecimento da Semana de Energia é um marco para o Espírito Santo. “É importante a realização desta semana para que a população tenha cada vez mais conhecimento sobre energia, como economizar, quais os impactos ambientais, entre outras informações e, também queremos, que este evento se torne nacional para dinamizar e valorizar a eficiência energética”, finaliza.

Read more Governador Renato Casagrande encerra VI Fórum Capixaba de Energia