IPVA/ES Segunda etapa de pagamento começa no dia 01 de abril

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo a automóveis, caminhonetes, utilitários e motocicletas começa na próxima segunda-feira (1º de abril). O pagamento será realizado entre os meses de abril e junho, conforme o final da placa do veículo. O recolhimento pode ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em duas parcelas, com vencimento no mês seguinte ao vencimento da primeira.

O pagamento do imposto relativo a caminhões, ônibus e microônibus começou em março e vai até agosto. Conforme estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), um total de 1,2 milhão de veículos estão sujeitos ao pagamento do imposto em 2013.

Os boletos estão sendo enviados pelos Correios para o endereço cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). É importante que os proprietários fiquem atentos aos prazos, pois, caso o imposto seja recolhido em atraso, haverá a incidência de multa.

Caso o boleto não seja entregue ou ocorra a perda do mesmo, o contribuinte deverá tirar uma segunda via do documento, no Site do Detran ES, em uma das Agências da Receita Estadual ou ainda em Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

O cálculo do IPVA para veículos usados é feito conforme tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para 2013, o valor ficou em média 10,37% menor do que no ano anterior. No caso de veículos novos, o cálculo do imposto é feito sobre o valor da nota fiscal de compra. O Estado tem a menor alíquota do País para veículos utilitários e de passeio – 2%. Para motos, ônibus e caminhões, a alíquota é de 1%.

Metade do valor arrecadado com o IPVA fica com o Estado e a outra metade é destinada ao município onde o veículo foi emplacado. Os valores são destinados principalmente à Saúde e à Educação.

Read more IPVA/ES Segunda etapa de pagamento começa no dia 01 de abril