Incaper capacita produtores de Alfredo Chaves e Pinheiros no cultivo do Conilon

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — A Cafeicultura do Conilon é uma das atividades mais importantes nos aspectos econômico e social no Espírito Santo, principalmente na geração de empregos e renda. Nesse sentido, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou simultaneamente, nos municípios de Alfredo Chaves e Pinheiros, um encontro na última quinta-feira (21) para discutir a cultura do café conilon.

Nos encontros os produtores tiveram a oportunidade de conhecer e aprender as boas práticas agrícolas que contribuem para o desenvolvimento do cafeicultor, e de conhecer o programa “Renova Sul Conilon”. A programação foi diferenciada nos municípios para atender as características e aptidões de cada um.

Alfredo Chaves

Em Alfredo Chaves as atividades começaram a partir das 8h30 e os produtores conheceram o “Programa de Renovação e Revigoramento do Café Conilon na Região Sul do Espírito Santo – Renova Sul Conilon”. Além disso, foram realizadas as palestras: tecnologia para a implantação do programa “Renova Sul Conilon”; e crédito rural.

Conforme o secretário de Agricultura do município, Antônio Carlos Petri, o encontro visa capacitar os produtores rurais para o trabalho nas lavouras de café de acordo com as técnicas necessárias para o plantio e colheita de qualidade. “Vamos fazer este atendimento em parceria com o Incaper para que todos os cafeicultores sejam beneficiados e possam aumentar a produção”, disse.

Pinheiros

Já no município de Pinheiros, os cafeicultores participaram de um dia de campo sobre o café conilon. Ao todo tiveram três estações onde foram abordados os temas: nutrição do café conilon; variedades: objetivos da diversificação na implantação de lavouras de café conilon; e manejo adequado para melhoria da qualidade do café conilon.

Programa Renova Sul Conilon

A cultura do café conilon também tem sido incentivada por meio de ações do Programa Renova Sul Conilon, que proporcionam seu revigoramento e fortalecimento. Desde janeiro de 2013, ocorreram reuniões técnicas e capacitações envolvendo produtores, pesquisadores e extensionistas do Incaper, autoridades locais e de municípios vizinhos.

O Programa de Renovação e Revigoramento do Café Conilon na Região Sul do Estado do Espírito Santo, o Renova Sul Conilon, é um programa que pretende renovar e revigorar lavouras de café conilon da Região Sul capixaba para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto.

Read more Incaper capacita produtores de Alfredo Chaves e Pinheiros no cultivo do Conilon