Aquário com esgoto tratado é atração da Cesan na Semana Mundial da Água

VITÓRIA [ ABN NEWS ] — Para comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) preparou uma programação especial para a Semana da Água, entre os dias 18 e 23 de março. Com o tema Se Liga na Rede pela Preservação dos Recursos Hídricos, a companhia irá expor um aquário com seis mil litros de água residual de esgoto tratado (efluente de estação de tratamento de esgoto), habitado, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com peixes e outras espécies aquáticas encontrados em rios e lagos brasileiros.

O objetivo é estimular a cooperação das pessoas para que façam a ligação residencial na rede e lembrar a importância do tratamento do esgoto para a preservação dos recursos hídricos. Os visitantes também poderão conferir como o esgoto bruto chega à estação e a sua qualidade após ser tratado. Os participantes conhecerão o funcionamento do sistema de tratamento, a maquete de uma residência com as ligações corretas de esgoto, e informações sobre bom uso da caixa de gordura.

O evento será realizado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, localizada no bairro Joana D’arc, em Vitória. Cerca de mil alunos do Ensino Médio e Técnico de sete escolas e lideranças comunitárias, que fazem parte da área atendida pela ETE, participarão do evento.

Encontro com a sociedade

No dia 21, às 9 horas, em Mulembá, a diretoria da Cesan receberá os secretários municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana e instituições parceiras do programa Se Liga na Rede, para realizar a comemoração institucional da data.

Para fechar a semana de comemorações, no dia 24 a Cesan participará da 24ª Descida Ecológica do Rio Jucu, com o ponto de partida em Jucuruaba, Viana, e chegada na Barra do Jucu, em Vila Velha. Na parada em Caçaroca a Cesan disponibilizará uma tenda de apoio aos participantes da descida com lanche e lixeiras para recolher os resíduos encontrados no rio.

Programação 18 a 23 de março de 8 às 12hs – 13 às 17hs:

Palestra sobre Saneamento Básico

Apresentação Vídeo do Rio ao Rio

Apresentação da Maquete Se Liga na Rede

Apresentação Gordura Zero

Visita ao Aquário

Visita exploratória a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Aberta a Dinâmica de perguntas e respostas

Read more Aquário com esgoto tratado é atração da Cesan na Semana Mundial da Água