Infraestrutura produtiva é reforçada em Baixo Guandu em Encontro de Produtores Rurais

BAIXO GUANDU, ES [ ABN NEWS ] — A Prefeitura de Baixo Guandu, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou na sexta-feira (15), no Espaço Novo, o I° Encontro dos Produtores Rurais do município. O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais, estaduais, representantes federais, militares e muitos produtores rurais, presidentes de Associações e de Sindicatos Rurais.

O evento teve como iniciativa promover a integração entre o pequeno, médio e grande produtor que colaboram com o desenvolvimento da atividade agrícola e contribuem para o crescimento do município.

Os produtores rurais puderam ouvir o vice-governador Givaldo Vieira (PT) e o prefeito Neto Barros (PCdoB), que em uma de suas citações disse sobre o novo projeto que irá construir “currais modelos” para produtores rurais que se encaixarem no programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural. “A ideia é entregar de 15 a 40 currais por ano. Agora queremos programar, planejar para em breve colhermos os frutos futuros”, disse Neto.

Também se pronunciaram os deputados estaduais Josias da Vitória (PDT) e Euclério Sampaio (PDT), Enio Bergoli – Secretário Estadual de Agricultura, Lucas Alves Pedrosa (PR) representando a Câmara de Vereadores de Baixo Guandu e Rubens Magalhães, Secretário de Desenvolvimento Rural do município.

Após o momento de integração entre projetos dos representantes municipais, estaduais e produtores rurais, os presentes participaram de um grande almoço ao som de música ao vivo.

Governo Estadual – Reafirmar o vínculo do Governo do Espírito Santo com os agricultores de Baixo Guandu e reforçar o compromisso de buscar melhorias na qualidade de vida do homem do campo. Este foi o tom dos discursos do Vice-governador Givaldo Vieira e do Secretário de Estado de Agricultura Enio Bergoli, que estiveram no município na sexta-feira (15) para garantir ações em favor da agricultura guanduense.

Durante o I Encontro de Produtores Rurais da cidade, Givaldo e Enio entregaram oficialmente à prefeitura, em solenidade que contou com a presença do prefeito Neto Barros, dois caminhões agrícolas, repassados pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), que, a partir de hoje, já auxiliam os serviços das associações de pequenos agricultores da região. Os veículos foram adquiridos por meio do programa Vida no Campo, dentro do projeto Infraestrutura Produtiva, da Seag.

Também foi entregue de retroescavadeira à administração municipal. Esta, garantida por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. No total, são três equipamentos agrícolas que podem trabalhar em pleno vapor para fomentar a agricultura na cidade. E, segundo o vice-governador, a gestão estadual trabalha para incrementar ainda mais o setor este ano.

“A garantia de serviços estruturados para a assistência ao homem do campo é fundamental para o desenvolvimento rural em Baixo Guandu. Temos trabalhado com afinco no Governo para beneficiarmos a agricultura nesta região e um exemplo disso é a nossa prioridade em construir um novo Mercado Municipal na cidade. O prefeito já está elaborando o projeto, que será analisado por nossa equipe para ser viabilizado”, assinalou.

“O investimento nos caminhões confirma o trabalho do Governo do Estado em apoiar ações diretas nos municípios para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Programa ‘Vida no Campo’ é amplo e completo, com ações em diferentes áreas que se complementam. Vamos seguir com parcerias positivas para melhorar ainda mais o dia-a-dia das famílias dos produtores rurais aqui de Baixo Guandu”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Desenvolvimento econômico

Givaldo Vieira ainda destacou as obras da Escola Técnica Estadual, que estão em andamento e será a primeira no Estado. “A instituição de ensino vai beneficiar aproximadamente 1.200 alunos, mas, será um bônus para todas as cidades do entorno. Isso porque será promovida mão-de-obra de qualidade e, com a implantação do Polo Empresarial, uma realidade aqui, será possível o crescimento econômico, social e responsável da região”, afirmou.

O I Encontro de Produtores Rurais de Baixo Guandu reuniu cerca de 200 agricultores da sede e dos distritos. A comitiva do vice-governador também visitou o Mercado Municipal, no Centro, que as administrações estadual e municipal estudam uma parceria para a construção de uma nova sede. Também estiveram presentes parlamentares estaduais, além de secretários e vereadores municipais.

Read more Infraestrutura produtiva é reforçada em Baixo Guandu em Encontro de Produtores Rurais